top of page

Lesão por pressão: Dicas de como evitá-las em pacientes idosos e acamados.

  • Foto do escritor: Kátia Tedoro - Enferm. Estomaterapeuta
    Kátia Tedoro - Enferm. Estomaterapeuta
  • 2 de nov. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 7 de nov. de 2023


ree
Prevenção de Lesão por Pressão

  • Alimentação Adequada

Diversos motivos podem desencadear lesões por pressão em pacientes restritos ao leito, dentre eles, a redução do índice de massa corporal (IMC), o baixo peso e a ingesta de alimentos insuficiente, levando o paciente a um quadro nutricional crítico. Diante disso, é essencial realizar uma dieta balanceada e com os nutrientes necessários para que o paciente tenha um acompanhamento alimentar adequado, a fim de cooperar na prevenção das lesões por pressão; essas ações de melhoria devem ser feitas em parceria com um nutricionista onde, ele poderá adequar uma prescrição incluindo suplementações, esse olhar irá contribuir e muito para uma cicatrização mais rápida e assertiva. A avaliação nutricional é imprescindível para traçar metas nutricionais e de hidratação adequadas.

  • Exercício Físico

A prática de exercícios mesmo em pacientes acamados podem ser de grande auxílio para estimular a circulação sanguínea e prevenir a formação de lesões por pressão local, podem ser feitos através de exercícios de baixa intensidade, orientações beira leito de como reduzir a sobrecarga da pele e a orientação aos familiares das diversas maneiras de descompressão local.

  • Higiene e cuidados com a pele

Manter uma adequada hidratação da pele previne o aparecimento de lesões por pressão. Hidratantes que contém ureia em sua composição possuem maior poder de hidratação e pode ser utilizado uma vez ao dia, após o banho.

Em pacientes que utilizam fraldas, deve-se realizar troca com frequência para evitar contato com urina ou fezes por muito tempo. A umidade que é causada pelas fezes e urinas podem levar ao aparecimento de lesões inguinais e sacrais. Para evitar irritações na pele ou qualquer tipo de alergia, de preferência aos sabonetes neutros.

  • Mudança de posição no leito (Mudança de Decúbito)

A mudança de decúbito é uma das medidas mais adotadas para impedir o aparecimento de lesão por pressão, é fundamental a participação do enfermeiro nos programas educativos e a realização de ações voltadas para a educação dos membros de suas equipes para que também possam executar as medidas preventivas de forma correta e se tornarem promotores da saúde entre os familiares, cuidadores e acompanhantes, envolvendo-os no processo de prevenção de lesão.

  • Uso de espumas e colchões especiais

Hoje no mercado existem diversas opções de equipamentos e instrumentos para a prevenção de lesões que podem ser aplicadas para o paciente em risco, dentre elas temos o colchão pneumático, ele age através de bolsas de ar sendo inflados e desinflados por uma bomba pneumática, distribuindo a pressão corpórea e descentralizando a pressão constante em um único ponto; além disso temos as espumas multi camadas que, além de convir como cobertura secundária, pode ser utilizada preventivamente minimizando e redistribuindo o cisalhamento, distribuindo a pressão local, diminuindo a fricção e mantendo microclima ideal. Numa análise comparativa, foram identificados que a avaliação de custo-efetividade visa de maneira prática, a relação entre o custo-benefício do uso desses mecanismos, o uso das espumas de forma apropriada aumenta as medidas já existentes.

  • Acompanhamento da equipe multiprofissional

Ao falar de prevenção e tratamento de lesões em pacientes acamados e idosos, a atuação e entrosamento da equipe multidisciplinar fazem toda diferença. O plano terapêutico singular deve contemplar todo o contexto envolvido: paciente, cuidador, familiares, situação econômica, entre outros.



Atendimento domiciliar e consultório: (19) 9.9334-8883








 
 
 

Comentários


© Copyright 2022 Advance Life | Especialista em Feridas - Desenvolvido Por Hugo Teodoro. 

bottom of page